ENTRE EM CONTATO
-
Rua Maestro Cardim, 592 - 11° andar
01323-001 - Bela Vista
São Paulo / SP - administracao@izbgastro.com.br
-
Atendimento:
(11) 9 5347-0144 - WhatsApp:
(11) 9 5347-0144
O único tratamento eficaz para pedras na vesícula biliar é a colecistectomia, a cirurgia é simples, atualmente realizada por videolaparoscopia com excelente e rápida recuperação, o tratamento definitivo é somente através da Cirurgia Colelitíase.
A presença de cálculos ou pedras na vesícula biliar é chamada de colelitíase, esse problema acontece quando a bile, substância que participa do processo de digestão dos alimentos, sofre um desequilíbrio em sua composição, partículas de colesterol se aglutinam dando origem a essas formações.
A colelitíase nem sempre provoca sintomas, nesse caso, ela é chamada de assintomática, a pessoa pode conviver com os cálculos sem nem mesmo saber que eles estão ali, mantendo uma vida completamente normal, essa situação geralmente é descoberta em exames de rotina, no entanto, é fato que a colelitíase pode trazer complicações, como a colecistite, uma inflamação que afeta a vesícula biliar.
Existe o risco de cálculos biliares originarem algumas complicações, nomeadamente: Inflamação da vesícula biliar (colecistite aguda) a vesícula inflamada pode causar dor intensa, febre, abcesso e ruptura da vesícula, essa é uma condição que exige colecistectomia, Cirurgia Colelitíase, imediata, pois sem ela pode pôr a vida da pessoa em risco.
Entre em contato com a IZB Gastro e solicite informações sobre a Cirurgia Colelitíase.
Não são raros os casos de colelitíase assintomática, as pessoas desenvolvem as pedras na vesícula, mas não sentem nenhum tipo de incômodo.
Quando a colelitíase é sintomática ela manifesta dor abdominal, principalmente após comer, ela causa vômitos, náuseas indigestão e inchaço, e para esses pacientes a Cirurgia Colelitíase é uma alternativa para recuperar a qualidade de vida.
Entretanto, não existe um consenso geral sobre a abordagem que deve ser adotada para os pacientes com colelitíase assintomática, alguns especialistas defendem a necessidade da Cirurgia Colelitíase para todas as pessoas nessa condição para evitar complicações a longo prazo.
Porém, os pacientes que não sentem incômodos podem se manter dessa forma durante décadas ou pela vida inteira, em alguns casos, a operação apresenta um risco maior para sua saúde do que a convivência com os cálculos, que não estão trazendo nenhum tipo de prejuízo, o risco de uma primeira crise ou complicação da colelitiase é de cerca de 2-3% ao ano.
Sendo assim, nem todas as pessoas com colelitíase assintomática são candidatas para realização da Cirurgia Colelitíase, outros embora não apresentem urgência para operar ou risco iminente de crise provavelmente terão sintomas no decorrer de suas vidas com risco diretamente proporcional a sua expectativa de vida, existem alguns grupos que mesmo não apresentando sintomas e com risco acumulativo baixo precisam fazer a Cirurgia Colelitíase, já que apresentam risco aumentado de complicações.
Colecistectomia em pacientes com risco de neoplasia:
O paciente com colelitíase assintomática, mas que apresenta qualquer risco de neoplasia, é um forte candidato para a realização da Cirurgia Colelitíase, isso acontece, por exemplo, quando há lesões na parede da vesícula, pólipos ou vesícula em porcelana.
As neoplasias na vesícula não têm uma alta incidência, isso aponta para um cuidado na indicação indiscriminada da colecistectomia, é preciso uma investigação caso a caso para definir se o paciente alcançará maiores benefícios com a Cirurgia Colelitíase ou não.
Colecistectomia durante uma cirurgia abdominal:
Existe a possibilidade de a Cirurgia Colelitíase ser indicada em simultâneo com outra cirurgia abdominal, mesmo assim podem acontecer algumas dificuldades técnicas, bem como a mudança da tática cirúrgica para realização desse procedimento.
Portanto, também nesse caso é estudado o real benefício e a vantagem que será alcançada com a Cirurgia Colelitíase, considera-se, ainda, o risco envolvido e a dificuldade para o profissional, para definir se de fato é válido ou não.
IZB Gastro - Instituto Zotti & Borgheresi possui vasta experiência em diferentes procedimentos cirúrgicos, dispõe de estrutura completa e moderna e tem como principal objetivo oferecer os mais avançados recursos disponíveis para tratar com total dedicação todos pacientes, conta com uma equipe multidisciplinar focada em proporcionar saúde e bem-estar para você.
Entre em contato com nossos profissionais e solicite maiores informações sobre Cirurgia Colelitíase.